terça-feira, 10 de julho de 2012

Voto de Congratulação

No passado dia 9 de julho de 2012, os Vereadores do PS apresentaram em reunião de câmara um Voto de Congratulação ao Município de Elvas, aprovado por unanimidade, com o seguinte texto:

"No passado dia 30 de junho de 2012, desde São Petersburgo, na Rússia, na 36ª sessão do Comité do Património Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) classificou como Património Mundial a maior fortificação abaluartada do mundo, a da cidade de Elvas.

O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.
Foram classificadas todas as fortificações da cidade, os dois fortes, o de Santa Luzia, do século XVII, e o da Graça, do século XVIII, três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a muralha do século XVII, além do Aqueduto da Amoreira. Classificado como Património Nacional desde 1910, o Forte da Graça, monumento militar do século XVIII situado dois quilómetros a norte da cidade de Elvas, constitui um dos símbolos máximos das fortalezas abaluartadas em zonas fronteiriças.


Pelo indubitável valor cultural que esta nomeação confere ao Município de Elvas e pela inegável potencialidade que constitui em termos turísticos e económicos para toda a região, propõem os Vereadores do Partido Socialista que seja dirigido um voto de congratulação ao Município de Elvas, transmitindo-lhe o reconhecimento pelo alcançado bem como a alegria que as gentes de um Concelho vizinho sentem pelo sucedido."

Sem comentários:

Enviar um comentário